Cuidados com a Escaleta

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Antes de tudo é importante saber que tipo de cuidados você deve ter com o seu instrumento. A temperatura é um fator relevante pois é ai que se forma o chamado ar condensado tão odiado pelos músicos além de ser bem desconfortável, a temperatura influencia no bom funcionamento de suas palhetas então é sempre recomendável deixa-la em local arejado (principalmente no verão) fechado em seu estojo quando não estiver tocando claro! para evitar a entrada de poeira entre outras coisas. Faça a limpeza periodicamente no seu instrumento apertando  o botão na extremidade e assoprando bem forte ou balançar a escaleta  verticalmente para cima e para baixo.

23 comentários:

  1. Oi tudo bom, então... eu toco escaleta (começando agora), só que a minha escaleta desafinou a nota C e a nota D# eu gostaria de saber aonde eu posso levar ela pra afinar e também gostaria de saber se tem algum jeito pra que ela não desafine mais ou demore para desafinar me ajude urgente, precisando muito vlw abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara é fácil é só colocar uma folha de baixo da palheta q está desafinado, mas com muito cuidado pois a palheta de escalera é muito frágil, depois de ter colocado a folha com uma lixa de unha tu lixa a palheta com cuidado mas só a metade e depois para ver se afinou tu baixa um aplicativo no play store chama afinador de escaleta la vc coloca instrumento de sopro pronto
      Espero ter ajudado ✌

      Excluir
  2. A mangueira da minha escaleta está com fungos, meio esverdeada, acho q pq a maioria das vezes q a toco eu acabei de fumar um... como faço para limpar?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corta a parte verde da buxa de lavar louça e faz um canudo com ela e coloca dentro da mangueira depois vc coloca a ponta da mangueira na torneira e liga fazendo a bucha andar dentro da mangueira
      Espero ter ajudado ✌

      Excluir
  3. ao Colégio Estadual Presidente kennedy,
    a escaleta é um instrumento que desafina constantemente e sua afinação é um tento quanto trabalhosa, não espere uma afinação perfeita pois suas próprias condições de uso são propicias para a desafinação como: umidade, mau armazenamento, temperatura entre outras. como a escaleta é um instrumento de paleta livre ela pode ser afinada como uma gaita procure um profissional desse tipo que ele lhe aconselhara melhor no que fazer.

    ResponderExcluir
  4. ao Benno Bali,
    é o seguinte, fumar um não tem muita coisa a ver cm isso, certo que é aconselhável que haja uma higiene bucal antes de toca-la, mas os fungos estão ai provavelmente porque voce deve salivar muito quando esta tocando e depois guarda a mangueira umida na caixinha sem ventilação propiciando assim a formação de fungos. depois de tocar deixe a mangueira secxar um pouco, e agora vc deve limpar ela com solução de alcool 70, n coloque nada quante para matar os fungos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Levi, como faço para limpar a mangueirinha? :/

    ResponderExcluir
  6. qual o tempo médio que uma escaleta fica afinada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nn tem tempo cara isso é questão de cuidado e limpeza

      Excluir
  7. amigo onde vende peças para escaletas,tipo de quebrar uma palhetinha onde comprar?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, meu nome é Juarez, sou de Bauru, comprei uma escaleta, depois de um mesm, sem muito uso notei que ela não afinva com o teclado, fui na loj e eles trocaram por outra nova, mas ela não afina com o teclado na escala de dó, será que ela está com outra tonalidade, é normal, o dó do teclado é o meu si natural na escaleta, esta porcaria eu acho que está afinada em ré, vou jogar fora.

    ResponderExcluir
  9. OLÁ. MEU NOME É CLAUDIO. QUEBROU UMA PALHETA DE MINHA ESCALETA (MI, REGISTRO CENTRAL), GOSTARIA DE SABER COMO SUBSTITUI-LA, POIS GOSTO MUITO DE MINHA ESCALETA. MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  10. ola, minha escaleta esta com a nota Eb abafada como resolver este defeito?

    ResponderExcluir
  11. ola
    boa tarde
    fui afinar minha escaleta e quebrei uma palheta
    e agora o que fazer?
    vende em algum lugar?
    dar para arrumar?

    me ajuuuuuudaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com mesmo problema. Conseguiu resolver amigo? Não encontro ninguém falando sobre o assunto

      Excluir
    2. Eu também estou com o mesmo problema de vcs

      Excluir
  12. A tecla Mi ... não sai o som mas o que eu faço? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,estou com esse mesmo problema na minha escaleta! Conseguiu consertar a sua? Me diz como?

      Excluir
  13. Olá, tenho uma escaleta e gostaria de tocar com ela músicas que originalmente são tocadas com gaita, como faço para saber ler uma cifra de gaita e alterá-la para tocar na escaleta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho toca gaita e toca as mesma músicas na escaleta. É o mesmo teclado. Claro ele toca uma 48 baixos. Uma maior talvez mude um pouco.

      Excluir
  14. Olá, gostaria de saber, se há conserto de escaleta no Rio de janeiro. Algum endereço?

    ResponderExcluir
  15. Minha Scaletta quebrou a base, onde fica o bocal.Comprei sucata do mesmo modelo e quero reconstituí-la. Pode me informar quem faz tal serviço? Grato.

    ResponderExcluir